quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Felicidade é o Caminho

 “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”.
(citação atribuída a Mahatma Gandhi)

Antes de conhecer essa frase, uma vez, discutindo com alguém sobre felicidade (o quanto era infeliz, em tese, por minha causa), eu disse o seguinte: “Nós somos protagonistas da nossa felicidade, ou melhor, cada um é protagonista da sua própria felicidade”. Isso significa que somente nós podemos ser responsáveis por sermos felizes ou infelizes, só depende de nós mesmos. No caso específico, eu dizia para ele que não podia depositar isso nas mãos de outras pessoas ou de conquistas específicas, ou da vida perfeita, ou da companhia perfeita, porque a perfeição não existe (não creio que nesse mundo).

E falei sobre qual era o meu conceito de felicidade: “Para mim, é como uma estação de rádio, que eu escolho ouvir enquanto faço minhas tarefas do cotidiano, nesse caso, enquanto sigo vivendo. Você pode escolher simplesmente desligar o rádio, ou colocar na estação da infelicidade, ou da mágoa, ou da ansiedade, ou em qualquer outra que seja, e passar a procurar a felicidade em uma ou mais coisas dia-a-dia (sucesso, dinheiro, pessoas, títulos), mas quase sempre você vai se decepcionar e vai julgar nunca ter conhecido a felicidade”. Em resumo, eu sinto que a felicidade é um estado de espírito.

Continuando, eu disse que só acreditava em infelicidade para aqueles que vivem situações extremas, não tem segurança, seja de moradia, alimentar, política etc, ou todas juntas; porém, quem teve a “sorte” de nascer numa família, conhece valores, o certo e o errado, alimenta-se todos os dias, tem uma casa, não que não possa ser infeliz, pode sim, mas digo o seguinte: pode ser infeliz tanto quanto pode ser feliz. Nesses casos, é uma questão de escolha.

Finalmente, disse que a minha escolha é ouvir a estação de felicidade, que, para mim, toca uma música tranqüila e alegre, que é como procuro levar a vida, com alegria e tranquilidade. Choro, sim, e bastante, me queixo, reclamo, faço muitas coisas erradas, mas essas coisas não podem penetrar no fundo de quem eu sou. Sei que sou imperfeita e que, como eu, todos e tudo ao meu redor será.

A analogia com a música tem tudo a ver comigo, porque amo muito música, mas para outra pessoa pode não fazer tanto sentido. Talvez faça sentido comparar com uma partida de futebol e com uma noite de sono etc. Fato é que a felicidade é algo tangível e simples, como uma música, uma partida de futebol ou uma noite de sono. Não é algo que dista de nós, isto é, se não quisermos.

Agora, vendo essa frase (a lá do início), percebi que ela resume bem o que penso sobre ser feliz. Ser feliz é o caminho, não é o fim. As pessoas procuram sempre chegar a lugares para se sentirem felizes, não percebem que a caminhada que trilham para os diversos caminhos era o que devia fazê-las feliz. Haverá sempre muitos objetivos e conquistas; e devem existir. Cada chegada é uma pequena vitória, mas a caminhada, maratona, luta etc. não termina (pelo menos se você crê em vida eterna). Se você não crê, aí sim é que a felicidade tem que ser seu caminho. De fato, não importa a sua crença...

Para terminar, mostro outra citação que me é inspiradora, esta atribuída a Madre Teresa,  pois diz que o importante é seguir em frente. Se o que importa é seguir em frente, não é a chegada que importa, é o caminho.

"Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo. Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. Não viva de fotografias amareladas... Continue, quando todos esperam que desistas. Não deixe que enferruje o ferro que existe em você. Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você. Quando não conseguir correr através dos anos, trote. Quando não conseguir trotar, caminhe. Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca se detenha”.

Sejamos todos felizes então. É o meu desejo.




Um comentário:

  1. No final tudo dará certo, se ainda não deu é porque não acabou! Felicidades!

    ResponderExcluir